terça-feira, 24 de maio de 2016

Espaço gourmet: cozinha, integração e convivência


A cozinha sempre foi o centro dos acontecimentos em uma casa. Das festas aos planos para o futuro, passando pelo papo informal entre amigos, este ambiente tem uma importância fundamental quando se vai construir ou reformar.
Há alguns anos uma tendência tem se transformado em sonho de consumo dos mais moderninhos: o “Espaço Gourmet”. 





Mas o que seria este espaço?

Em poucas palavras, o “Espaço Gourmet” é a libertação da cozinha, ou seja, sua integração definitiva as demais áreas de convivência da casa, como o living e a varanda.  Com a fusão destes ambientes surgiu um novo conceito, mais centrado no contemporâneo, aliando conforto e, claro, produtos diferenciados.

A princípio para montar um espaço gourmet em sua casa é preciso planejar e dividir bem os espaços. A ideia é de integração, por isso, muitas vezes é necessário passar por pequenas reformas para adequar os ambientes. Não basta só quebrar paredes, você tem que entender que os acabamentos serão os mesmos, a escolha de cores e móveis também.

Se a cozinha for integrada a sala, você pode optar por conjunto de sofás de cores claras, esta escolha vai guiar o trabalho nos revestimentos e até na escolha dos móveis complementares, como um aparador, por exemplo.
As áreas de transição também devem ser bem trabalhadas para englobarem “um pouco dos dois mundos”, como no caso de balcões e suas banquetas, que precisam ter uma apresentação tanto de apoio à cozinha como complemento decorativo de sua sala de estar.




O que escolher para seu Espaço Gourmet?


Com novas soluções surgindo a todo momento nas feiras de decoração, o Espaço Gourmet foi ganhando em funções e utilizações.

Existem ainda opções interessantes que, dependendo da rusticidade que você queira dar ao seu ambiente, recebem até mesmo charmosos e modernos fogões à lenha.

Não podemos esquecer, contudo, que vivemos na era dos gadgets eletrônicos e o Espaço Gourmet não poderia deixar de incluir esta tendência de tecnologia.

Uma boa TV LED tem seu espaço garantido. E por falar em espaço, tenha atenção especial à escolha do modelo, que precisa ser compatível com o comprimento da sala aonde ficará.


Os segredos são as suas possibilidades de interação. Ao mesmo tempo em que seus convidados estão beliscando petiscos no balcão, podem, em alguns passos, sentar-se em um confortável sofá para assistir ao programa favorito e, em seguida, ajudar na preparação do jantar.

Quando for projetar e escolher, portanto, pense também nas pessoas, no seu estilo de vida e de sua família e, claro, na quantidade de convidados que os eventos que você organiza costumam arregimentar.

Para finalizar, não se esqueça de buscar seu toque pessoal em cada escolha, seja dos eletrodomésticos, móveis entre outros complementos. Assim, você ficará sempre à vontade para receber e curtir bons momentos.

Cozinha moderna é sinônimo de praticidade, reunião e reencontro com tarefas do tipo faça-você-mesmo que haviam perdido o seu espaço. Cozinhar, hoje, tem tudo para ser um ato de prazer, experiência e descoberta de novas aptidões.