quarta-feira, 22 de junho de 2016

Antes e depois - Inspirado pelo patchwork o banheiro ficou de cara nova

Por Gabriela Seabra - Arquiteta


Na hora de reformar ou construir, a preocupação é sempre a mesma. Como planejar um ambiente funcional e elegante sem gastar muito? A resposta é muito simples.
Neste caso a preocupação não era apenas aparente, após uma análise prévia foi diagnosticado problemas de infiltração. Então a reforma foi completa sendo refeito toda a parte hidráulica, instalação de sistema de aquecedor solar e a troca do revestimento.
Durante uma análise prévia, foi possível perceber que o encanamento havia várias emendas inapropriadas causadoras de infiltração, então toda a parte de encanamento foi refeita além da troca da válvula de descarga por uma que gastasse menos água e troca da bacia sanitária. Visando um retorno em longo prazo o proprietário, sob orientação do arquiteto, aproveitou a oportunidade e instalou o sistema de aquecedor solar para o chuveiro e lavatório.

Tendo os problemas técnicos solucionados a escolha dos revestimentos é a parte mais esperada e divertida, pois é a partir dai que o ambiente começa a ganhar forma e identidade. O mercado atual de material de acabamento é muito amplo e oferece peças com grande oscilação de valores, sendo importante saber nesta hora o quanto está disposto a gastar para não cair na tentação e extrapolar o orçamento previsto no inicio da obra.
Neste caso, além do revestimento o cliente teve um investimento inicial com a parte técnica e instalação do sistema de aquecedor solar, além da construção de uma suíte para o casal, então os custos para o acabamento tiveram que ser reduzidos.

As peças escolhidas para compor os detalhes do banheiro social reformado foi o Revestimento Tessuti Patch (33,8x64,3 Cm) da Ceusa, aplicado dentro do box do chuveiro em uma tira vertical na linha da janela, e recordado em tiras de 20 cm aplicados acima do revestimento branco. O Efeito da peça aplicada em detalhes deu um toque de modernidade e sofisticação ao banheiro, e o mais importante sem extrapolar o orçamento. O valor do revestimento foi cotado entre R$ 85,00 á R$ 150,00 reais por metro quadrado.




Para finalizar a composição dos ambientes para as bancadas e rodapés foi utilizado o Mármore Bege Bahia. A cuba escolhida foi a de apoio redonda da deca em louça branca e torneira de bica alta Monocomando da Deca.
Com planejamento prévio e acompanhamento do arquiteto além, de solucionar problemas técnicos, os banheiros ganharam uma estética moderna e funcional. Além de benefícios em longo prazo, com a escolha de materiais de qualidade, o cliente não extrapolou o orçamento previsto no inicio da obra.