quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Aposte nos espaços gourmet!

Com as festas de final de ano chegando, todos querem acertar na decoração da casa para encantar seus convidados além de proporcionar um espaço aconchegante para as festividades.
 A tendência arquitetônica para receber convidados em casa são os espaços gourmet, integrando a área de lazer a cozinha. Estes podem ser pequenos e aconchegantes como também espaçosos e amplos com piscina e jardins.
Vou dar algumas dicas para quem pensa em fazer uma reforma express a tempo das festividades de natal, ou até mesmo adaptar aquele cantinho da casa para uma reunião familiar/amigos.  
Uma das atrações da área gourmet é a churrasqueira. Existem hoje no mercado diversos tipos, desde a pré-moldada à feita sob medida de tijolos de barro, chapas de concreto e com acabamento em vidro. As feitas em chapas de concreto e com acabamento em vidro são indicadas para casas com estilo moderno e contemporâneo enquanto que as de tijolos de barro para residências em estilo rústico ou campestre. 

 


Estilo Contemporâneo e Moderno



Estilo Campestre


Estilo moderno

Em conjunto a churrasqueira pode ser adicionado o fogão a lenha e/ou forno para pizza, tudo vai depender do espaço disponível e do perfil dos moradores da casa. Caso uma churrasqueira fixa não se encaixe no espaço ou perfil do cliente, a churrasqueira portátil se torna uma excelente opção. Com a escolha da churrasqueira, temos também a escolha do estilo arquitetônico que irá predominar o ambiente e então propor um balcão de apoio para as atividades de cocção, mesas, poltronas e banquetas.  Atualmente mesas e bancos feitos de pallet e materiais reciclados estão em alta.




Para dar mais personalidade ao espaço aposte nos jardins. Além de dar mais vida ao ambiente, proporciona um clima agradável e também ajuda na decoração. Os jardins verticais são uma ótima opção para espaços pequenos. Caso não tenha espaços para plantio aposte em plantas naturais em vasos, de pequenos arranjos comprados em supermercados aos mais elaborados adquiridos em floriculturas, além de dar um charme a mais ao seu ambiente são mais fáceis de dar manutenção.








Em tempos de calor o elemento mais desejado é a piscina. Porém a construção de uma ou até mesmo sua manutenção demandam tempo e custos mais elevados.  Neste caso a Ducha pode ser uma boa alternativa para refrescar seus convidados durante as confraternizações.  É uma solução prática que pode acrescentar todo um charme ao seu espaço quando recebe acabamento de materiais contemporâneos como o porcelanato, mármore ou texturas 3D.



De grandes a pequenos espaços o importante é reunir amigos e familiares com conforto e elegância. As festas de final de ano já estão chegando e com a ajuda de um Arquiteto ainda dá tempo de planejar e executar, uma área gourmet que irá encantar seus convidados.
Por Gabriela Seabra- Arquiteta e Urbanista