quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Natal: gaste menos com decoração!

A nossa dica de hoje é criar uma decoração de Natal a partir de materiais recicláveis, como CDs velhos, caixa de papelão, potes e garrafas de vidro, embalagem de ovos, latas de alumínio e colheres de plástico. Viu só? São materiais que todo mundo tem em casa e que são muito fáceis de trabalhar.
E artesanato reciclado não é sinônimo de algo feio ou com mal acabamento, muito pelo contrário! Esse tipo de artesanato está se tornando cada vez mais comum, principalmente pelo fato de os itens decorativos serem tão caros e inacessíveis a grande parte da população.
Ao reutilizar certos materiais para criar a sua decoração de Natal você economiza bastante, e ainda ajuda muito o meio ambiente. Quer coisa melhor do que ser criativo e ainda contribuir com a redução de resíduos? Pois é, isso é genial!  E com as nossas dicas você poderá decorar todos os cantinhos da sua casa, de forma simples e muito econômica.
Se não acredita, confira agora e comprove o que acabamos de dizer!

1) Guirlanda com Pentes de Ovos


Outra maneira bastante criativa de fazer uma decoração de Natal é reaproveitar bandejas de ovos e de frutas para fazer enfeites exclusivos e originais. Acima, temos um desses exemplos, trata-se de uma guirlanda incrível, feita basicamente deste material. Como base, temos uma guirlanda cortada no papelão, que pode ser de qualquer caixa que você tenha em casa.
Depois dessa sugestão acabaram as desculpas para deixar de decorar sua casa para o Natal: uma dica assim simples e barata, é claro que merece ser copiada!

Materiais:
·         Pente de ovos;
·         Barbante (cor cru);
·         Tesoura e Agulha grossa;
·         Cola quente;
·         Jornais velhos;
·         Tinta spray (da cor que desejar).

Como reciclar os pentes de ovos

1 – Com o auxílio de uma tesoura, recorte o pente de ovos, deixando somente o espaço onde o ovo é colocado.

2 – Forre a superfície com jornais velhos e coloque os pedaços que você cortou.

3 – Use tinta spray para pintar esses pedaços. Faça isso de um lado e aguarde a secagem (geralmente é rápida). Depois vire os pedaços e pinte-os do outro lado. A tinta deve ficar uniforme em todos os pedaços que você recortou.

4 – Depois que estiverem secos, fure-os ao meio um a um com a agulha grossa. Fure todos os pedaços.
5 – Pegue o barbante e passe-o pelos furos. Para evitar que o pedaço fique ‘solto’ no fio de barbante, pingue um pouco de cola quente entre o pedaço e o barbante na sua parte detrás. Outro meio de fixar a peça é dando um nó no barbante e colocando a peça em seguida.


2) Globo de Neve com Pote de Papinha


Quem tem filhos pequenos em casa, com certeza já viu potes de papinha. Esses potinhos muitas vezes acabam inutilizados, e criar globos de neve a partir deles é uma ótima forma de reaproveita-los. Esse artesanato reciclado fica tão lindo, que vale até fazer alguns para dar de lembrancinha nas festas de final de ano.


Materiais:
·         Pote de vidro fechado (pode ser aqueles de alimento que tem tampa)
·         Glicerina
·         Cola de silicone
·         Bonequinhos e outros acessórios
·         Bola de isopor
·         Água
·         Detergente
·         Brocal

Como fazer:
1) Corte a bola de isopor ao meio.
Dica: a bola de isopor deve ter o tamanho suficiente para ficar centralizada na tampa e o vidro fechar facilmente.
2) Usando a cola de silicone, cole a metade da bola de isopor na tampa do pote. Cole também os bonecos e todas as partes do seu cenário.
3) Pegue o pote e encha-o até a metade com glicerina.
4) Misture uma colher de detergente com a glicerina.
5) Vire o brocal dentro do pote.
6) Complete o pote com água.

7) Tampe o pote com a tampa que foi preparada no passo 2 e aperte bem para não vazar.